Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha!

Olá,

Venho aqui deixar a minha opinião da Yammi, gostei e vou voltar usar…

Confesso que gosto mais de cozinhar da forma tradicional (e sujar toneladas de loiça), mas desta vez não houve tempo e precisava de um bolinho para celebrar os anos de alguém muito especial para mim e para as minhas filhas.

Por isso dei uma vista de olhos no livro de receitas da Yammi e de acordo com o gosto e ingredientes disponíveis escolhi a receita Maravilha de Chocolate, fiz umas pequenas alterações à receitas, derivado aos ingredientes que tinha disponíveis.

Posso-vos dizer que ficou uma delícia esta Maravilha de Chocolate, ficou um Bolo Maravilha :p

Desde já digo que se tem uma Yammi, esta receita é bastante fácil e rápida de elaborar. Por exemplo, pode salvar a sobremesa de um jantar de amigos! Neste caso salvou a celebração de um dia de anos! 🙂

Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 01 Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 01

Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha!

By Junho 22, 2014

Antes de mais gostava de deixar aqui uma importante nota para as pessoas que sofrem da doença celíaca, se quiserem fazer este bolo sem glúten, apenas têm de substituir as 20g de farinha, por uma farinha sem glúten.

Posto isto, como já mencionei esta receita é bastante fácil de executar com a Yammi. Basta seguir os passos enumerados em baixo, vou apenas deixar algumas dicas.

Eu comecei por organizar os ingredientes antes de começar a fazer o quer que seja, com as doses certas de cada um. Duas ressalvas, a primeira é que ao invés de usar 200 gr de açúcar branco, usei 120 gr de açúcar branco e 80 gr de açúcar amarelo. A segunda foi usar um chocolate culinário negro 🙂

Depois de ter os ingredientes (doseados) necessários, coloque os dois recipientes que irá necessitar à mão, um para as claras em castelo e outro para depois fazer a mistura do preparado do bolo com as claras.

Dica Importante: Já tinhamos tentado fazer uma vez  este bolo, mas que ficou demasiao seco. Por isso tenha em atençao a temperatura do forno e o tempo.

A última dica, faça o bolo com alegria e amor e verá que sairá bastante melhor...

  • Prep Time : 10 minutes
  • Cook Time : 30 minutes
  • Yield : 6/8

Ingredients

Instructions

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Separe as gemas das claras, reservando as gemas.
  3. Coloque o misturador no copo e deite as claras e uma pitada de sal. Programe 4 minutos na velocidade 4.
  4. Reserve as claras em castelo.
  5. Sem lavar o copo, com o misturador sobre a lâmina, introduza as gemas, o açúcar e o açucar amarelo e programe 3 minutos na velocidade 4.
  6. Adicione a manteiga e o chocolate em pedaços e programe 5 minutos na velocidade 1 a 80ºC.
  7. Verifique se o chocolate está bem derretido. Se necessário, solte o chocolate e a manteiga que poderão ficar presos no misturador e programe mais alguns minutos, na mesma velocidade e temperatura.
  8. Junte a farinha e programe 20 segundos na velocidade 4.
  9. Retire o preparado para uma taça e incorpore as claras em castelo, delicadamente, com a ajuda da espátula.
  10. Unte uma forma de mola com manteiga, polvilhe-a com farinha e verta a massa. Leve ao forno durante 15 minutos.
  11. Deixe repousar.

Nota: O bolo deverá ficar húmido por dentro.

Dica: Pode sempre variar o tipo de chocolate, usei chocolate culinário preto.

Não deixe de provar esta “maravilha de chocolate”. Simplesmente divinal!

Print
Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 10Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 09Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 08Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 07Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 06Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 05Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 04Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 03Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha 02
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Respostas para Maravilha de Chocolate é o Bolo Maravilha!

  1. Leonor

    Ainda nao experimentei esta receita, mas acho que tentar 🙂 Sò uma questao, coloca papel vegetal na forma? È para nao verter a massa?

    Obrigada

    • J C

      Olá Leonor, este bolo é delicioso vale a pena experimentar. Eu coloco o papel vegetal para ser mais fácil de desenformar, como gosto de deixar o interior com uma consistência mais mole, assim fica mais fácil de desnformar pegando pelo papel. Assim também tem a certeza que não pega à forma. É só uma opção, pode apenas untar a forma muito bem. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *